10 dicas para acelerar seu metabolismo

6 out

Pessoas com metabolismo acelerado podem comer mais, se exercitar menos e, ainda assim, conquistar os mesmos resultados que alguém com metabolismo mais lento.

Isso acontece porque um metabolismo acelerado faz o seu corpo gastar mais energia. As atitudes abaixo fazem seu metabolismo ficar mais rápido. Quanto mais dicas você adotar, mais ágil ele ficará.

1. Faça musculação

A musculação aumenta o seu gasto calórico mesmo nos momentos de descanso. Isso acontece porque o tecido muscular é metabolicamente ativo e necessita de energia mesmo quando você não está se exercitando.

2. Adote ácidos graxos essenciais (“gorduras do bem”) na sua alimentação
As “gorduras do bem” são necessárias para a produção de hormônios e para a construção de membranas celulares.Ou seja, elas têm uma ação anabólica (=construtiva). Para compensar o aumento de calorias, vindo destas fontes de gordura na dieta (castanhas, nozes, salmão, atum), o ideal é diminuir o consumo de carboidratos.

3. Todo estímulo conta
Acredite você ou não, pequenas mudanças de hábito podem fazer milagres pelo seu metabolismo. Caminhe mais, use escadas ao invés do elevador, evite o controle remoto. Ponha-se em movimento sempre que possível.

4. Não tenha medo dos carboidratos
Carboidratos não são seus inimigos. Usar os carboidratos corretos é uma ferramenta valiosa para o seu metabolismo. Opte sempre por carboidratos ricos em fibras e de baixo índice glicêmico.

Para que você saiba a diferença entre os carboidratos, segue um exemplo: considerando 20g de carboidratos provenientes de lentilha e 20g de carboidratos vindos do açúcar. Na digestão das lentilhas, você gasta muito mais energia porque, ao contrário do açúcar, as lentilhas contêm fibras e outros nutrientes que o corpo precisa extrair. O açúcar é “caloria vazia”, sua digestão não exige muito esforço porque não existem nutrientes a se aproveitar.

5. Não abuse das dietas hipocalóricas
Dietas muito restritivas deixam seu metabolismo mais lento. Isso acontece porque ele “entende” que as atividades para manter seu organismo são as mesmas de antes, mas agora ele terá menos energia para realizá-las.

Para evitar esta economia, não mantenha sempre o mesmo aporte calórico. Você pode variar dia-a-dia (ex. se sua meta são 2000 calorias, você deve consumir 1800 em um dia, 2200 no outro), ou economizar durante a semana e deixar um dia livre no fim de semana, ou ainda, fazer dieta por 2 semanas e liberar uma.

Só não esqueça que a conta precisa “fechar”. Caso você opte pelas variações dia-a-dia ou liberar no fim da semana, a meta continua sendo 14000cal/semana (considerando a meta de 2000cal/dia)

6. Aumente seu consumo de proteína
Para que a proteína seja usada como combustível, seu organismo precisa realizar reações químicas bem complexas. 30% das calorias provenientes de proteínas são usadas na digestão delas. Então, quando você consome 100 calorias vindas de proteínas, na prática você absorve 70 calorias e gasta 30 só no processo de digestão.

7. Faça exercícios aeróbicos de alta intensidade
Os aparelhos aeróbicos são grandes aliados. O ideal é utilizá-los, no mínimo, por 30 minutos, 5x por semana.

8. Aumente a freqüência da sua alimentação
Quando ingere qualquer alimento, você “força” seu organismo a iniciar o processo de digestão e, com isso, consumir calorias. Alimentando-se a cada três horas, você mantém seu organismo trabalhando o dia todo e acelera seu metabolismo.

9. Coma alimentos integrais
As calorias que você queima durante a digestão se devem ao trabalho que seu organismo tem para absorver os nutrientes e eliminar o que não serve. Quando você ingere alimentos integrais, esse trabalho é maior porque eles são formadas por cadeias de moléculas mais difíceis de quebrar.

Outra vantagem é que estes alimentos são ricos em nutrientes que participam de processos metabólicos e são usados para queimar gordura e construir músculos.

10. Beba água gelada
Seu organismo gastará energia para elevar a água gelada à temperatura do seu corpo. O quanto este hábito te ajudará a acelerar seu metabolismo ainda é muito discutido mas, como é super simples de se fazer, não custa nada tentar, certo?

Estes são apenas alguns hábitos que você pode adotar para acelerar seu metabolismo hoje mesmo. Você já deve ter escutado histórias de pessoas que perderam peso com atitudes como: subir escadas, eliminar frituras, consumir adoçantes no lugar do açúcar. O fato é: quanto mais mudanças você fizer, mais rápido você atingirá seus objetivos.

About these ads

85 Respostas para “10 dicas para acelerar seu metabolismo”

  1. gabriele agosto 13, 2009 às 10:54 pm #

    O que fazer depois de comer excessivamente para acelerar a refeição e gastar essas calorias?

    • sofiadietrich agosto 13, 2009 às 11:01 pm #

      Gabi,

      O ideal é evitar a comilança. Se não conseguir, se perdoe e volte para a dieta e exercícios. Infelizmente não existe fórmula mágica. Atividade física e reeducação alimentar é a melhor atitude.

  2. Zenilda Maria Antunes agosto 23, 2009 às 8:37 pm #

    Unindo as dez dicas que são ótimas minha dica é dançar pelo menos duas vezes por semana a sua dança pessoal,ou seja, aquela que você mais gosta.

  3. Delma dezembro 17, 2009 às 6:31 pm #

    Concordo plenamente com o ponto de vista de Zenilda. Todas as dicas foram excelentes e muito úteis para se conquistar um organismo perfeito, mas lembre-se se o seu objetivo é perder peso, além de adotar todas as dicas aproveite e dance bastante! A dança irá lhe proporcionar a queima de calorias, e ao mesmo tempo, exercitando seu corpo. CUIDE-SE MULHER BONITA É MULHER VALORIZADA…… BEIJOS

    • sofiadietrich dezembro 17, 2009 às 9:33 pm #

      Delma, dançar é realmente tudo de bom. Obrigada pelos elogios. Bjo

  4. Neuza Maria Barcelos janeiro 13, 2010 às 8:29 am #

    Estou no início da menopausa e o meu metabolismo está mais lento. Que alimentos podem ajudar a acelerá-lo? Existe uma receita de suco eficaz para tomar diariamente? Grata e abraço a todos.

    • sofiadietrich janeiro 18, 2010 às 11:18 am #

      Neuza,

      A melhor opção para acelerar o metabolismo é desenvolver massa muscular. Mais importante que os alimentos termogênicos, é manter uma atividade física regular. Mas, respondendo à sua pergunta: indico gengibre, chá verde, pimenta, fibras e proteínas.

      Beijos

  5. katya março 16, 2010 às 11:14 pm #

    eu sei que tenho que consumir 1800 calorias por dia, mais não sei o quanto devo gastar com a musculação que faço 5 dias na semana, para não engordar.

    • sofiadietrich março 19, 2010 às 12:11 am #

      Katia,

      Depende dos seus outros gastos calóricos. Para não engordar, você deve consumir e gastar a mesma quantidade de calorias. Nem mais, nem menos.

      Bjs

  6. He he… Oi oi, sou henrique 15 anos, gostei muito daqui… Obrigado por essas dicas… MAS… Tenho um pequeno problema.. Eu diz uma dieta de fome, emagreci, mas uma coisa não diminuiu junto com minha gordura.. Direto ao assunto: meus peitos não emagreceram comigo, meus amigos apóiam, dizem que se eu trabalha-los eles serão bem definidos já por ter essa massa.. Mas eu não consigo encontrar exercício que me traga esses benefícios.. Tenho muita vergonha de ficar sem camisa por isso,. Me ajude por favor.. Caso alguém mais saiba, meu email: henrique-c-e@hotmail.com… Agradeço:)..

    • Sofia Dietrich junho 17, 2011 às 11:45 pm #

      Henrique,

      Recomendo esteira e musculação. Esteira para perder gordura e musculação para fortalecer os peitorais.

      Bjs! Vou ficar torcendo por você!

      • Anônimo agosto 1, 2011 às 4:38 pm #

        legal otimo deixa com migo

  7. Anônimo julho 24, 2011 às 9:01 pm #

    ola tenho 16 anos e faço academia todos os dias e agora estou correndo 3k todos os dias,mais queria saber tomar agua ajuda a acelerar o metabolismo e queria saber que alimentos devo comer a cada 3 horas com baixo teor calorico,pois quero entrar em forma mais parece que que a barriga nao diminui.

    • Sofia Dietrich agosto 9, 2011 às 12:09 am #

      Henrique,

      Parece que você está fazendo tudo certinho. Boas opções de lanche são: iogurte, pão integral com queijo light (cottage, por exemplo), uma fruta pequena, uma barrinha de cereal. Outra dica é intensificar a musculação.

      Bjs e sucesso

  8. lis agosto 8, 2011 às 8:30 pm #

    boa noite sofia tenho 30 anos ,1.69 de altura peso 60 kls ando de bicicleta 3x por semana gostaria de saber se para mim o meu peso esta bom ou preciso perde ,quanto..obrigada

    • Sofia Dietrich agosto 8, 2011 às 11:50 pm #

      Lis,

      Seu peso está ótimo. Não precisa perder nada. Parabéns.

      Bjs

  9. vania setembro 9, 2011 às 1:23 am #

    Oi Sofia
    Tenho 41 anos e meu metabolismo praticamente parou, por mais que eu faça dieta não consigo emagrecer. O que devo fazer, tem algum remedio que ajuda acelerar o metabolismo?

    • Sofia Dietrich setembro 9, 2011 às 3:11 pm #

      Olá, Vânia!

      Existem sim. Todos os termogênicos têm esta função. Alguns alimentos também desempenham bem este papel: café, gengibre, canela, pimenta e alguns outros. Experimente ter sempre um deles nas suas refeições.

      Bjs!

      • Marcia maio 4, 2012 às 12:41 pm #

        Vania, vale lembrar que metabolismo lento, pode ser por causa de algum problema de saúde, sempre é bom fazer exames, como por exemplo para ver como anda a tireóide.Eu tbem estava engordando muito,e descobri que estava com hipotireoidismo,faço tratamento contínuo e agora estou com peso normal.Mas não levo a vida sedentária nem abuso na alimentação.Bjs!

  10. claudia souza outubro 11, 2011 às 9:48 pm #

    oi meu nome e claudia tenho 33 anos tenho um bebe de4 meses ja tenho 4 filhos com esse sempre fui gordinha mas agora nao paro de engordar nem dando mama nao adianta sera q posso tomar algo para acelerar meu metabolismo me ajude obrigado

    • Sofia Dietrich outubro 14, 2011 às 8:42 pm #

      Claudia,

      Nesta fase de amamentação é complicado indicar qualquer coisa. A melhor pessoa para te ajudar é a sua obstreta. O que posso indicar são os alimentos termogênicos: pimenta, gengibre, etc. Ainda assim, é necessário checar se podem causar alguma indisposição no bebê.

      Bjs e não tenha pressa. Curta este momento. Com ajustes na alimentação, você recupera o corpo de antes sem passar fome.

  11. Andréia novembro 8, 2011 às 8:51 pm #

    Muito bom… já faço tudo isso pra acelera meu metabolismo, e dá certinho, nota 10 essas dicas…

  12. Rita de Cássia Bezerra da Silva novembro 12, 2011 às 8:01 pm #

    Oi , tenho 1,63 de altura e peso 118 k .
    Estou tentando começar uma dieta.
    Só que o meu problema é que eu sinto muita fome na parte da tarde e da noite.
    Mesmo fazendo refeição de 3 em 3 horas .
    Gostaria que você me ajudasse me dizendo oque eu devo fazer para saciar essa fome.

    • Sofia Dietrich novembro 12, 2011 às 9:23 pm #

      Olá, Rita!

      Você precisa ficar atenta ao que come. Para se sentir saciada, todas as suas refeições devem ter proteína magra: leite desnatado, queijo magro, peito de frango, ovo. Outra coisa importante é substituir a farinha branca pela integral. Isso vale para pães, massas, etc. Também deve evitar fritura, ingerir fibras e evitar álcool e doces cheios de creme. A quantidade também é muito importante, não abuse. Nas primeiras semanas, é difícil. Você vai precisar distrair a cabeça para tirar a atenção da fome. Com o tempo, os hábitos entram na rotina. Acredite em você. Esta é a base de tudo.

      Bjss,

  13. Nanda novembro 13, 2011 às 10:15 pm #

    Olá, eu comecei a cerca de um mes uma dieta rigorosa, mudei totalmente meus habitos alimentares, e estou desde o começo comendo entre 700 a 1000 calorias por dia, nas duas primeiras semanas emagreci 4 kilos, mas nas duas semanas seguintes mesmo seguindo exatamente a mesma dieta não emagreci nem 1 kilo!!! Será que o meui organismo se acostumou a se manter com tão poucas calorias e agora eu vou ter que comer só até 1000 calorias por dia pra sempre pra não voltar a engordar??? To tão chateada, eu sei que não tenho como manter a dieta assim tão rigorosa por muito tempo, eu pretendo continuar ela mas mais branda com umas 1500 calorias por dia pra manter o peso, mas se com 1000 eu ñ emagreço, me parece que se eu passra para 1500 vou engordar, e agora? O que será que eu to fazendo errado?

    • Sofia Dietrich novembro 14, 2011 às 8:40 pm #

      Nanda,

      Seu email me lembra muito meu pensamento de tempos atrás. Eu dizia exatamente “se com 1000 eu ñ emagreço, me parece que se eu passar para 1500 vou engordar”. Tem lógica, não é? Felizmente não é assim que acontece. Você não imagina o quanto eu fiquei feliz com isso, o organismo é sábio :) Se você oferece a ele menos do que ele precisa, seu metabolismo fica lento. Seu corpo vai economizar tudo que pode para garantir a energia necessária para manter suas funções vitais.

      E aí? O que fazer? Você já sabe que precisa dar a ele uma quantidade menor de calorias do que gasta, mas este número precisa ser uma medida saudável. Achar esta medida é o grande desafio. Fica entre 1200kcal e 1500 kcal para as mulheres. É importante comer pouco, várias vezes. Minha sugestão é fazer 3 refeições de 300-400 kcal e 2 lanches de 100kcal entre elas, todos os dias. Experimente e veja que você vai voltar a emagrecer. Se quiser acelerar o processo, comece a caminhar, correr, mas não reduza as calorias. Aumente o gasto.

      Bjs e sucesso!

      • Nanda novembro 16, 2011 às 11:54 pm #

        Muito Obrigada, fiquei feliz com a sua resposta, me devolveu as esperanças heheh ;D

        vou seguir a sua dica e tentar uma média maior de calorias por dia, entre 1200 a 1300, se funcionar eu volto aqui pra contar.

        Bjos

      • Sofia Dietrich novembro 20, 2011 às 7:33 pm #

        Nanda,
        Você vai voltar, tenho certeza!
        Bjs

      • Nanda fevereiro 18, 2012 às 2:17 am #

        Oi! Pois é eu voltei, venho pra lhe agradecer mais um vez Sofia, e contar q consegui, sim, hoje, quase 5 meses depois que comecei a luta para emagrecer eu estou pesando 53 kilos, perdi no total 13 kilos!!! como sou baixinha, tenho 1,58cm acredito q já cheguei no peso ideal e agora só estou cuidando para não engordar de novo, mas não faço mais dieta para emegracer, não passo fome, como coisas que eu gosto e me sinto muito bem, sua dica me ajudou muito, e gostaria de dizer pras mulheres que tbm querer emagrecer que sejam fortes, e que mudem seus habitos alimentares, não tem jeito, comer só as coisas erradas e do jeito errado é o pior habito que a pessoa pode ter, não tem como ñ engordar fazendo isso.

        To muito feliz e desejo essa felicidade pra todos.

        Bjão

  14. Roberta novembro 26, 2011 às 2:37 pm #

    Olá tenho 29 anos tenho 1,66 e 78k não consigo emagrecer ja tentei de tudo fiz academia por 2 anos e so perdi 4k descobri que tenho metabolismo de uma pessoa obeza como muito pouco estou com depresão quando fazia academia estava com 69k comecei a comer de 3em 3 horas e comecei a engordar tudo de novo nem subritamina faz efeito estou muito mal hoje ando de bicicleta e faço caminhada preciso de ajuda muito obrigado…..

    • Sofia Dietrich novembro 27, 2011 às 10:11 pm #

      Roberta,

      Muito cuidado ao que você come. Você precisa comer com qualidade, ingerir fibras, frutas pouco calóricas, folhas verdes, evitar doces. Lembre-se que nada é proibido, fique atenta às porções. Proibição leva à compulsão. Com 1100 kcal/dia, você emagrece 1kg a cada 10 dias. São 18 kilos em 6 meses. Você nem precisa perder isso tudo :) Não desista, confie em você, não use remédios e se sinta bem com você mesma. Se você não acreditar que consegue, ninguém vai… as tentações são muitas, o desafio é grande, mas vale a pena! Sucesso!!!

      Bjs

  15. Iza novembro 28, 2011 às 11:10 pm #

    boa noite !!tenho 26 ,1,69 de altura e peso 60 kl > Sou magra e tenho mt barriga e isso me incomoda pq quando emagreço some justamente o que não quero perder..faço musculação e spining.O q devo fazer?

    • Sofia Dietrich novembro 29, 2011 às 6:51 pm #

      Iza,

      Sua pergunta é uma das mais difíceis de responder. Nós, infelizmente, não decidimos onde nosso corpo vai perder gordura. Minha sugestão é que você alterne spinning com esteira (correr faz milagres!) e foque seu treino de musculação no que você não quer perder. Quer manter pernas e bumbum? Então faça exercícios de perna e glúteos com muita carga -respeitando seu limite – e pouca repetição.

      Bjs

  16. Wanda dezembro 27, 2011 às 5:49 pm #

    Se meu metabolismo aumentar é claro que eu terei mais chances de emagrecer ném?? Então eu vou tentar seguir essas dicas.

  17. mariana janeiro 13, 2012 às 2:44 am #

    Quero muito emagrecer,tenho 1,66 e peso 150 kilos,não tenho tempo para nada e sair de casa é impossível,pois cuido dos meus 4 filhos e pai doente.
    Eu pesava 62 kilos ,foi só parar de jogar volei que engordei isso tudo,o que posso fazer para mudar isso?
    Detalhe minha alimentação é quase a mesma de 7 anos atrás. =’[

    • Sofia Dietrich fevereiro 23, 2012 às 11:10 pm #

      Mari,

      A sua vida mudou muito, você ficou sedentária e, bem provavelmente, ansiosa. É muito comum acontecer isso com tanta responsabilidade nos seus ombros :/ Mesmo com quase a mesma alimentação, você engorda por falta da atividade física. Você sedentária pode consumir 2100kcal/dia. Você atleta pode ingerir 3400kcal/dia. Essas 1300 kcal extras todos os dias rendem 1 quilo a mais a cada 5 dias ou 73 quilos no ano.

      Você terá que reduzir seu consumo calórico e ficar de olho no que come nos intervalos das refeições. Faça um diário alimentar, anotando absolutamente tudo, até aquela jujuba “inocente”. O diário vai te ajudar a descobrir o que pode ser cortado sem dar fome e sem muito sofrimento.

      Como você tem 4 filhos, tente brincar com eles em casa. Além de se distrair, você vai gastar calorias.

      Bjs!

  18. sonia s. chaves janeiro 13, 2012 às 10:08 am #

    ME CHAMO SÔNIA,EM 06/12/11 O ENDOCRINOLOGISTA PASSOU UMA DIETA DE 1000K PORQUE MEU COLESTEROL RUIM ESTAVA ALTISSIMO MAS ATÉ HOJE NÃO CONSEGUI PERDER QUASE NADA, SOMENTE 1K EU PERDI. FAÇO CAMINHADA TODOS OS DIAS DE APENAS 30MINUTOS PORQUE TENHO 3 HERNIAS DE DISCO E SINTO MUITA DOR QUANDO FAÇO 1 HORA, ENTÃO TEM 2 SEMANAS QUE FAÇO 30 MIN.O
    QUE FAZER PARA PERDER MAIS QUILOS POR MÊS.TENHO 53a E 9 MESES 1M E 53 CM 67K E 400G. OBRIGADA E ESPERO ANSIOSA SUA RESPOSTA. BJOS…

    • Sofia Dietrich fevereiro 23, 2012 às 10:57 pm #

      Sônia,

      Com uma dieta de 1000 kcal/dia, você perde 1 quilo a cada 2 semanas. Mas o Natal e o ano novo podem ter jogado os esforços da primeira semana de dezembro fora. Você manteve a dieta nas festas? Se não, perdoe-se e comece agora. Minha sugestão é fracionar a sua caminhada: faça 20 minutos no início da manhã e mais 20 no fim da tarde. Depois, aumente para 30 e 30, sempre conversando com o seu médico, ok?

      Bjs e sucesso!

  19. juliana da silva freitas da fonseca fevereiro 12, 2012 às 3:16 pm #

    tenho 28 anos, 1,60 de altura,70kg, nao consigo emagrecer faço dieta,faço caminhada 3vezes por semana,ha 5anos,as vezes penso que e por causa do anticonsepsional que tomo,desde que tive meu filho,e tambem tenho intestino preso.o que devo fazer? me de uma ajuda por favor.

    • Sofia Dietrich fevereiro 23, 2012 às 10:03 pm #

      Ju,

      Você pode consumir 1919 kcal/dia. Seu problema pode ser má alimentação e pouca hidratação. Procure beber água porque às vezes a fome se confunde com a sede. Não espere a fome aparecer: coma pequenas porções a cada 3 horas. Tente comer legumes, verduras e alimentos integrais. Fibras e água dão saciedade e regularizam o intestino.

      Bjs e sucesso!

  20. selma fevereiro 12, 2012 às 7:42 pm #

    estou fazendo esteira a 2 semanas,todos os dias durante 30 minutos,tipo caminhando rápido,na primeira semana perdi 1 kilo fiquei alegre só que na segunda não perdir nada,será que a esteira não está dando certo comigo,tenho 32 anos,1,55 de altura e 84 kilos estou desesperada me ajudem.

    • Sofia Dietrich fevereiro 21, 2012 às 9:35 pm #

      Selma,

      Não desanime tão depressa… Vários fatores influenciam o peso. Pode ser inchaço, pesagem em um horário diferente, até a roupa influencia. Mantenha-se firme na atividade física. Se conseguir, aumente o tempo da esteira. Evite guloseimas e as grandes porções. A atividade física deve ser acompanhada de dieta para funcionar mais rápido. Você vai emagrecer! ACREDITE!

      Bjs e sucesso!

  21. Sofia Dietrich fevereiro 20, 2012 às 9:57 pm #

    Nanda,
    Estou ultra mega feliz por você. Já passei por isso e sei que vencer a obesidade nos faz muito bem. Parabéns \o/

  22. Célia Tenório março 4, 2012 às 7:25 pm #

    Olá Sofia espero em você uma resposta por favor.
    Tenho 44 anos ,77 kg e 1,65 de estatura , omeu metabolismo é super lento e não consigo emagrecer nem um kilo por mais que faça dieta .
    O negócio é que começo uma dieta , vai indo tudo muito bem ,até que me dá uma vontade imeeeeeensa de comer doce aí saio dos trilhos e começa tudo de novo.
    Acho que já estou no começo da menopausa ,será que isso também tá ajudando ter tamanha ansiedade?
    Por favor ,aguardo resposta!
    Att Célia

  23. Célia Tenório março 4, 2012 às 7:29 pm #

    Esquecí de te falar sou sedentária e ainda trabalho das 7 da manha as 11 e do 12 e 30 ate as 5 sentada. a noite ,estudo ,sentada rsrsrsr
    Um abraço

    • Sofia Dietrich março 31, 2012 às 10:06 pm #

      Célia,

      Esta vontade de doce pode ser causada por uma dieta muito restritiva e inadequada. Ingira carboidratos integrais em todas as refeições, mas em pequenas quantidades. Coma proteínas, muuuita verdura, algumas frutas e legumes, sem abusar. Com 1000kcal/dia, você perderá 3 quilos em 1 mês. Não desista!

      Sucesso!

  24. Gilvana cardoso neres março 8, 2012 às 3:21 am #

    Olá tenho 30 anos 1,68 e 71,500 Sou ex fumante tem 02 e meio, e desde então ganhei 3 quilos. Estou com muito medo de engordar, pois já pesei 86 quilos e emagreci com muito custo. Estava conseguindo manter me peso..mas desde que parei de fumar estou engordando. Passei a caminhar 45 minutos 5x por semana. Tenho feito uma dieta com muitas fibras, carnes magras linhaça e óleo de cocô 01 colher diária. Mas desde que comecei faz 03 semanas só consegui perder 500 gramas. O que faço para queimar mais rápido?? minha dieta fica em torno de 1100 a 1300 calorias diárias. Quanto devo consumir para perder peso??? se eu conseguir emagrecer, quanto devo comer para manter??? tem alguma dieta especial para ex fumantes?? aguardo ansiosa pela resposta e muito obrigada.

    • Sofia Dietrich março 31, 2012 às 10:16 pm #

      Gilvana,

      Você pode comer até 2000kcal/dia sem engordar. Isso me leva a acreditar que você esteja subestimando a sua ingestão calórica. Veja se as porções não estão grandes demais e verifique se está contabilizando tudo (balas, chicletes, sucos e até o óleo de coco e a linhaça). Se realmente estiver consumindo este número de calorias, vale consultar um médico. Algum hormônio pode estar atrapalhando seus objetivos.

      Mega parabéns pela sua decisão de parar de fumar! Sucesso!

  25. ... 21 março 14, 2012 às 2:24 pm #

    Tenho 1.57 e 66 kg, tinha 68 fiz dieta e fiquei com 59 depois mudei de pais e neste momento estou com 66 :( faço 45 a 50 minutos de bicileta todos os dias para tentar perder peso sera que vai dar resultado? Comecei apenas a 4 dias.
    Beijinhos e obrigado

  26. Roseli março 17, 2012 às 12:43 am #

    Boa noite!
    Há 1 mês e quinze dias passei com a nutricionista e estava pesando 80,3kg com 1,56 m de . A médica me passou uma dieta de 1500 calorias e faço 50 min de caminhada 3 x por semana e hidroginástica 2x por semana. Após este tempo estou pesando 75,8kg.
    Fiquei muito feliz e mais incentivada. Acontece que nesta última semana, mesmo seguindo corretamente o que venho fazendo aumentei 400 gramas. Gostaria de saber se isso está ligado com o período de menstruação, já que estou me sentindo inchada. E se depois que menstruar volta ao normal.
    Obrigada

    • Sofia Dietrich março 19, 2012 às 11:19 pm #

      Roseli,

      Esta variação pode estar ligada à menstruação sim. Mantenha-se firme na dieta e nos exercícios e só se pese de novo quando este período passar.

      Sucesso!

  27. flaviana alves março 26, 2012 às 1:45 pm #

    ja fiz de tudo mais não consigo emagrecer socooooooooooooooooorro.

    • Sofia Dietrich março 27, 2012 às 10:40 pm #

      Fla,

      Faça um diário alimentar e outro de atividades físicas. Às vezes não contabilizamos uns pecadinhos que prejudicam o nosso emagrecimento. Os casos mais comuns são: excesso de bebidas calóricas (alguns sucos, refigerantes, café com açúcar); excesso de frutas (manga, caqui, fruta do conde); balas e chicletes com açúcar. Se o seu caso não é esse, o melhor é fazer um exame completo. Converse com seu médico.

      Bjs e sucesso

  28. izabella abril 26, 2012 às 3:10 pm #

    Olha, eu tenho 12 anos e sou gordinha, estou no sobrepeso . Quero emagrecer, mais meu metabolismo nao é bom porque eu engordo fácil ou eu travo em um peso e nao consigo nem emagrecer nem engordar, oque eu faço para estimular algo que me faça emagrecer ?

    • Sofia Dietrich maio 14, 2012 às 9:34 pm #

      Izabella,

      Você deve comer pouco, mas a cada 3 horas. Deve variar os alimentos e as atividades físicas para que o seu organismo não se acostume aos estímulos e deve tentar manter a ansiedade sob controle porque, na sua idade, o corpo está passando por muitas transformações.

      Bjs e sucesso!

  29. Renata junho 3, 2012 às 3:55 am #

    Boa noite sofia! Eu fiz as contas e estou no peso ideal.. mas ainda tenho uma certa flacidez na barriga e sinto ela inchada algumas vezes. Gostaria de saber como perder essa ‘barriguinha’ e quais são os alimentos que ajudam a amenizar esse inchaço. Parabéns pelo site! beijos

    • Sofia Dietrich junho 4, 2012 às 7:18 pm #

      Renata,
      Beba bastante água, chá verde, mate. Coma abacaxi, melancia, gengibre. Evite sal, shoyo, condimentos artificiais. Tempere com vinagre (prefira o de maçã), orégano, pimenta.
      Obrigada pelos parabéns :)
      Bjs e sucesso

  30. Andreia julho 19, 2012 às 2:31 pm #

    Oi, conheci esse site hoje e já estou gostando bastante. Li em várias respostas que você deu que as dietas muito restritivas muitas vezes fazem até engordar ou não emagrecem como as pessoas acham. Que comer muuuuito pouco faz o organismo estocar gordura.
    Agora tenho uma pergunta? Como as atrizes que muitas vezes fazem declarações que para manter a forma comem apenas papinha de bebê ou quando querem fazer um desfile passam 10 dias só no shake ou no caso de outra que só come granolas e oleoginosas estão sempre magérrimas? O corpo delas também não deveria estocar gordura? Fico super na dúvida mesmo e acredito que por isso as pessoas acham que devem comer que nem passarinho para emagrecer. Você sabe responder?

    • Sofia Dietrich julho 19, 2012 às 4:06 pm #

      Andreia,
      Que bom que está gostando. Fico bem feliz :)
      A dieta restritiva demais pode valer por um curto espaço de tempo, mas não se sustenta para manter-se magra. Funciona como uma dieta detox ou como estratégia de adaptação no início de uma reeducação alimentar mas, à medida que o corpo se acostuma, ele deixa de responder (e de emagrecer).
      Sobre os casos que você citou, a Jennifer Aniston consumia 14 potes de papinhas por dia. Considerando que cada um tem entre 60kcal e 100kcal, seria uma dieta de 840kcal a 1400kcal, que nem é tão restritiva assim.
      10 dias a base de shake servem para desinchar e emagrecer sem muita saúde. Mas basta ver o GNT fashion para descobrir que no backstage as modelos já estão comendo as guloseimas que são servidas e propagando por aí que “comem de tudo”
      Granola é extremamente calórica e, normalmente, ingerida com uma fonte de proteína (leite, iogurte, etc). Não seria uma dieta de baixas calorias.
      O ponto em comum é que todos estes exemplos falham na variedade de alimentos e na qualidade nutricional. Também entediam e se tornam insuportáveis a longo prazo. Podem ser consideradas como uma atitude emergencial, mas não como rotina.
      Ajudei? Espero que sim.
      Bjs e sucesso!

  31. jussara agosto 20, 2012 às 9:46 am #

    Bom dia!
    Num momento de desespero, comecei a procurar na internet uma forma de melhorar minha auto estima. Quase choro qd preciso ir na rua e isso já está até me atrapalhando espiritualmente.
    Não vou citar minhas experiências pq tem um pouquinho de cada de cada pessoa que deixou seus comentários aqui. Minhas dúvidas e curiosidades são as mesmas.
    Mas quero deixar um comentário pq não resisti.
    Vi uma pontinha de esperança aqui, vi sua atenção e preocupação com vontade de ajudar e não limitar seu conhecimento à pessoas.
    Vou usar dessa pontinha de esperança para ter motivos de voltar nesse site e contar com detalhes minhas experiências e o resultado do meu esforço, que tenho certeza que vou ter.
    Obrigada por levar seu conhecimento para quem precisa. Isso mostra amor pelo que faz.
    Auto estima é uma coisa muito séria e pode acabar com a vida de uma pessoa na falta dela.
    Fui motiva por esse site.
    bjo grande

    • Sofia Dietrich agosto 20, 2012 às 5:38 pm #

      Olá, Jussara!
      As pessoas são muito cruéis, infelizmente. Mas só você pode se declarar derrotada ou vitoriosa. Só você sabe as dores e delícias de viver no seu corpo. E você é a única que pode mudar qualquer realidade que te incomode. Eu fui bem gordinha, humilhada pelos rapazes, ignorada nas festinhas e em qualquer modalidade esportiva. Tive anorexia, depressão, vergonha, … mas tenho uma família que me ama muito e me ajudou na minha recuperação. Eles me mostraram que eu podia ser feliz e me admirar independente do meu peso. Aí, quando o emagrecimento passou a ser escolha minha e não da sociedade, eu venci e aprendi a comer.
      Muito sucesso pra você. Você vai conseguir ser feliz! Ter fé ajuda bastante ;)
      Bjs grandes também.

    • Mauricio julho 16, 2013 às 12:21 am #

      Olá Jussara, ñ sou obeso mas tenho bem pouco de sobrepeso por isso a curiosidade de ver alguns site à respeito. Passei por aqui e tive uma alegria muito grande em conhecer esse ser humano maravilhoso que é a Sofia, resolvi postar junto ao seu comentário pq expressa o orgulho que temos dessa grande profissional. Visitei vários sites à respeito, alguns bons eu confesso, mas nenhum com tamanha dedicaçāo individual e clareza nas respostas como as de Sofia. Desejo a todos (as) vocês que consigam atingir seus objetivos e que Deus dê muita saúde e sabedoria para Sofia em continuar a ajudar tantas pessoas que por muitas vezes já até tinham perdido a vontade de viver. Parabéns Sofia !!

      • Sofia Dietrich agosto 15, 2013 às 3:42 pm #

        Poxa, Mauricio, obrigada por suas palavras! Com o avanço do instagram, facebook e etc, estou abandonando um pouco o blog. Depoimentos como o seu me fazem voltar a passar por aqui.

        Obrigada mesmo. Abs

  32. valéria agosto 25, 2012 às 11:53 am #

    Valeria,
    Bom dia! Adorei suas dicas. Tenho 1,57, 67kg conforme BIOPEDANCIA. TENHO QUE EMAGRECER 15kg já emagreci, 05 menos de um mês, antes eu pesava 73kg. pelo exame, mostrou que metabolismo está lento, massa magra abaixo, gordura segmentada alta. IMC: 27.3. ESTOU fazendo dieta, comendo 03 em 03h, tomando chá verde e de hotelã, ômega 03, óleo de tartamo. O que fazer para acelerar o metabolismo? PILATES AJUDA ACELERAR E PERDER PESO?, Não gosto muito de academia, mas acho que terei de fazer! grata , aguardo sua sugestão.

    • Sofia Dietrich agosto 25, 2012 às 2:49 pm #

      Valéria,
      Pilates não é a melhor atividade para perder peso porque não é uma atividade aeróbia. Mas você não precisa fazer academia: pode correr, nadar, andar com bom ritmo, pular corda, andar de bicicleta. Qualquer opção que acelere seus batimentos cardíacos ajuda na perda de peso.
      Sucesso!

  33. isabel vieira outubro 25, 2012 às 7:09 pm #

    E VERDADE QUE A ESTEIRA TB E OTIMA PRA PERDER PESO E BARRIGA??? E É VERDADE QUE PRIMEIRO TENHO QUE PERDER PRA DEPOIS FAZER A PARTE DE MUSCULAÇAO??? PQ ESTOU ACIMA DO PESO E TENHO RECEIO EM FAZER MUSCULAÇAO E FICAR FORTE KKKKKK

    • Sofia Dietrich outubro 29, 2012 às 2:24 pm #

      Isabel,
      A esteira é ótima mesmo. Recomenda-se começar pelo seu foco (se for definição muscular, pela musculação; se for emagrecer, pela esteira). Não se preocupe em ficar muito forte. Mulheres que ficam parecendo homens tomam suplementos (normalmente não autorizados pela Anvisa) para atingir este objetivo.
      Bjs e sucesso!

  34. Débora novembro 19, 2012 às 1:28 pm #

    Olá Sofia,
    Entrei aqui e confesso que me senti mais animada pra chegar no meu objetivo.
    Meu objetivo é perder 20kilos,em uma semana eliminei 2kilos,modifiquei totalmente minha alimentação,estou fazendo caminhada todos os dias e exercicios,comendo de 3 em 3 horas,tomando chá verde,farinha de beringela,semente de chia,hj comecei tomar tbm capsulas de colageno,tomo 2 por dias…Na sua opniao tou fazendo alguma coisa errada?
    agradeço a atenção desde já!
    Beijos

    • Sofia Dietrich novembro 27, 2012 às 6:23 pm #

      Débora,
      Você está fazendo muita coisa e está tudo certo. :) Com estas mudanças e a sua animação, o sucesso é garantido.
      Bjs!

  35. Karen Cristina novembro 19, 2012 às 2:07 pm #

    Olá boa Tarde…

    Tenho 20 anos 1,54 de altura e peso 48 kilos…
    começei academia agora e estou fazendo esteira e musculação…
    gostaria de saber qual seria o meu peso ideal…
    obrigada… bjos

    • Sofia Dietrich novembro 27, 2012 às 3:04 pm #

      Karen,
      Eu diria que você está no seu peso ideal :) Por isso defendo que peso ideal é aquele que nos deixa feliz e seja saudável.
      Bjs

  36. Wagner novembro 30, 2012 às 9:57 pm #

    Bom, li todos os comentários acima e compartilhar a história de cada uma aqui fortalece outras pessoas, e nos enche de coragem. Meu apelido é ” sanfona ” na academia pois emagreço rápido e engordo mais rápido ainda…. Sou uma pessoa extremamente anciosa, tenho picos de ansiedade q só não mordo a parede porque não dá … Essa semana comecei a dar 6 voltas em torno do engenhão e percebi que perdi 1,5 kg. Estou pesando 94,5 kg e tenho 1,80m. Eu costumo me superar quando eu quero. Já cheguei a perder 17 kg de uma só vez porém engordei tudo novamente . O que eu quero deixar aqui é uma mensagem q emagrecer não pode ser uma ” fase “, tem q ser uma mudança de hábitos alimentares q todos nós levaremos para o caixão. Compactuo com cada história acima … estamos no mesmo barco amigas e amigos … sorte a todos e rumo ao corpo perfeito ou quase … rsrsrss… bj

    • Sofia Dietrich dezembro 3, 2012 às 9:21 pm #

      Wagner,
      É exatamente isso. A mudança deve ser para sempre. Tomara que você consiga emagrecer e manter-se magro.
      Abs e sucesso!

  37. Priscila janeiro 9, 2013 às 12:03 am #

    Tenho 31 anos, 1.60 e 93 kg. Há 4 meses eu tinha 96 kg, foi quando comecei a dieta e atividade física diária (pelo menos 4 x por semana) Nesse tempo emagreci só 3 kg, achei mto pouco apesar de eu ter pedido bastante medida. O meu profesor da academia diz que estou substituindo gordura por massa muscular e esta pesa mais… Mta gente me pergunta se emagreci mais de 10 kg pois meu corpo mudou… Mas quando será que vou perder peso na balança, consideravelmente?

    • Sofia Dietrich janeiro 9, 2013 às 6:58 pm #

      Priscila,
      Seu resultado está maravilhoso! O seu professor tem razão: músculos pesam mais mesmo. Além disso, as pessoas notaram e seus contornos mudaram \o/ Não se prenda aos números da balança, tudo indica que seu treino vai muito bem. Ganhar massa magra e ainda perder peso é muito difícil :) Parabéns!
      Bjs

  38. Anônimo janeiro 18, 2013 às 11:39 am #

    Oi… Teho uma pergunta para fazer..
    Me chamo Laura, tenho 1,59 de altura, e peso 65 kg. Com isso eu sei que preciso emagrecer. Minha pergunta é o seguinte: é normal no início até o metabolismo aceitar a nova alimentação para começar a acelerar, ficar mais rápido, é comum a pessoa se sentir inchada no início até o metabolismo que era lento ficar mais rápido?

    Aguardo retorno.
    Obrigada.

    • Sofia Dietrich janeiro 19, 2013 às 7:43 am #

      Olá, Laura!
      Não é comum. Como a maioria dos alimentos propostos são ricos em fibra, talvez você não esteja bebendo líquidos suficientes. Outra opção é você não digerir bem algum dos alimentos da nova dieta: pode acontecer com glúten, derivados do leite, etc.
      Minha sugestão é que você beba mais água. Se não funcionar, vá testando tirar alguns alimentos da dieta, ver como reage e recolocar na dieta caso você não perceba alterações.
      Sucesso!

      • San março 25, 2013 às 1:11 pm #

        Bom dia Sofia.

        Adorei o seu blog. Comecei hoje (DECIDIDA A MUDAR MEUS HÁBITOS), e estou fazendo um diário alimentar.
        Em busca de auxílio, encontrei o blog. Já fui a endocrino e a nutricionista, fiz todos os exames e estão ótimos, mesmo assim ñ sei mais oq fazer para emagrecer.
        Sempre fui cheinha, mas após os 30 anos a mudança foi grande. Hj estou com 37 anos, tenho 1,65m e estou com 94kl. Nunca tive filhos, tenho uma alimentação equilibrada (com algumas puladas de cerca), faço atividade física, mas a balança ñ me ajuda.. =( A nutricionista me indicou termogênico com base em cafeína e guaraná, 1h antes do almoço e mesmo assim ñ vi mudanças. Vc tem alguma sugestão? Meu corpo é no formato pêra, mas nunca tive barriga e agora ela está aparecendo..estou desesperada. Obrigada!

      • Sofia Dietrich abril 23, 2013 às 9:55 pm #

        Olá, San!
        Os termogênicos funcionam melhor para quem pratica atividade física. Já pensou em caminhar? Comece com 20 minutos e vá aumentando até chegar a 1 hora. Modere nas quantidades de tudo. Algumas comidas, embora saudáveis, são calóricas. Lembre-se que todo o excesso engorda. O diário alimentar vai te ajudar bastante também.]
        Bjs e sucesso!

  39. sandra abril 30, 2013 às 3:19 pm #

    boa tarde, Sofia!
    Eu como normal café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e o diferencial é que não janto, eu adotei tomar uma vitamina com mamão ou banana ou manga ou morango, enfim a fruta que tiver.
    o que achas?

    • Sofia Dietrich abril 30, 2013 às 11:43 pm #

      Sandra,

      Se as outras refeições forem magras e bem equilibradas, com proteína, legumes, verduras e carboidratos, é uma boa estratégia.

      Bjs e sucesso!

  40. Tati maio 5, 2013 às 10:09 pm #

    Sempre fiz atividade fisica durante minha vida mas nos ultimos 2 anos fiquei sedentaria e engordei mais de 15kg. Estou retomando o ritmo agora e mantendo uma alimentacao equilibrada. Estou fazendo pilates 3x por semana e spinning 4x por semana mas apos um mês o ponteiro da balança subiu 4 kg. O que pode estar acontecendo? Não acredito poder ganhar isso tudo de massa.

    • Sofia Dietrich maio 5, 2013 às 10:18 pm #

      Tati,
      Realmente é muito pouco provável. Seus exames estão em dia? A sua dieta é equilibrada mesmo? Lembre-se que nem tudo que é saudável é magro. É o caso do açaí, do abacate, castanhas, etc.
      Se a sua resposta for sim para as duas perguntas, você está fazendo tudo certinho. Meu conselho é procurar um médico e fazer exames mais específicos.
      Bjs e sucesso!

  41. Patrícia maio 16, 2013 às 7:04 pm #

    Oi, Sofia! Tenho 40 anos, minha altura é 1,67 e peso 69 kg. Qual o meu peso ideal?

    • Sofia Dietrich maio 17, 2013 às 5:17 pm #

      Patricia,
      Não curto determinar um número. Se sua saúde está boa e você gosta do que vê no espelho, você está no seu peso ideal.
      Bjs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 89 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: