Treino intervalado para queima rápida de gordura

4 dez

Por que funciona?
O diferencial do treino intervalado é que, alternando picos de alta intensidade com períodos de recuperação, você estimula o sistema aeróbico e o anaeróbico simultaneamente e, consequentemente, soma os benefícios dos dois.

Como deve ser feito?
Comece devagar, como sempre faz, e vá aumentando a intensidade por, pelo menos, 5 minutos. Monitore sua frequência cardíaca com um frequencímetro ou checando sua pulsação para descobrir quando você estará suficientemente aquecido para dar o primeiro “tiro”.

A velocidade do tiro depende de quão treinado você está. O ideal é que se mantenha em uma velocidade alta por 2 ou 3 minutos. No final deste tempo, você deve estar bem cansado. Então, reduza a sua velocidade para um ritmo confortável por outros 2 minutos. Pronto! Você completou um ciclo.

O ideal é que você faça pelo menos 6 ciclos. Assim serão 35 minutos de treino, contando com o período de aquecimento.

IMPORTANTE: se você está começando agora, inverta: faça 2 minutos de tiro para 3 minutos de descanso.

Aproveite o intervalo de descanso para beber água. Tenha sempre uma garrafa de hidratação com você!

Por que eu recomendo?

1. Economiza tempo
Você consegue a mesma queima calórica em menos tempo. Isso acontece porque você atinge velocidades que jamais alcançaria se não tivesse os períodos de descanso para compensar este estímulo.

2. Você evita o plateau
Dizemos que alguém atingiu o plateau quando seus treinos deixam de dar resultados ou a dieta deixa de funcionar. É como se o seu corpo estivesse adaptado a uma realidade e se preservasse para evitar outras mudanças.

No treino aeróbico isso acontece quando, aparentemente, você não consegue aumentar a sua velocidade de jeito nenhum. O treino intervalado fará com que você tenha novos progressos.

3. É menos monótono
Como você treina em ciclos pequenos, há sempre alguma variação. Você passa a ter metas de 2 e 3 minutos ao invés de contar 30 minutos contínuos e desestimulantes. Além disso, os tempos de descanso passam muuuuito rápido :D

Que tipo de atividade se adapta ao treino intervalado?
As possibilidades são infinitas mas a mais comum é: corrida/caminhada. De qualquer forma é possível adaptar o treino a qualquer aparelho aeróbico: steps, elípticos, bicicletas ergométricas, etc.

Qual a frequência ideal?
Se você é iniciante, faça 1 desses por semana. Se já treina, pode fazer de 2 a 3 vezes por semana. O desgaste deste tipo de treino é bem grande, portanto, não se exceda, escute seu corpo!

About these ads

7 Respostas para “Treino intervalado para queima rápida de gordura”

  1. FláviaThai setembro 20, 2011 às 8:32 pm #

    adorei!

    • Sofia Dietrich setembro 25, 2011 às 3:28 pm #

      Flávia,

      Obrigada! Experimentou?

      Bjs

  2. Carol janeiro 11, 2012 às 1:08 pm #

    Eu sou e sempre fui sedentária, tenho 23 anos e sou a flacidez em pessoa. Era super magrinha, mas sempre flácida, e de uns tempos pra cá engordei absurdamente, por isso resolvi sair dessa vida. Como não suporto academias, já tentei entrar duas vezes e é uó pra mim, resolvi fazer corrida/caminhada. Você deve imaginar que sendo sedentária eu não consigo correr muito, corro no máximo 5 min e fico pra morrer, por isso alterno com caminhada em ritmo acelerado e faço 40 min assim. Estou fazendo isso a dois dias. Também já mudei a alimentação. Mas o que me deixou em dúvida foi que você indica que esse treino alternado seja feito uma vez por semana. É porque ele perde o efeito com o tempo? Como eu só aguento correr alternando com a caminhada, e eu sei que a corrida gasta bem mais calorias, fiquei com medo de que com o tempo pare de fazer efeito. O que você acha?

  3. adriano outubro 7, 2012 às 1:18 am #

    Sofia me ajuda, tenho 35 anos 1,79 m, peso 88 kg. Corro em média 8km 3 vezes por semana e faço academia tb. Qto posso consumir por dia? Bjs

    • Sofia Dietrich outubro 8, 2012 às 4:18 pm #

      Adriano,
      Para manter o peso você pode consumir até 2894kcal/dia. Se consumir 1894kcal/dia, perderá 1kg por semana.
      Abs e sucesso!

  4. Leticia dezembro 1, 2012 às 2:26 pm #

    Ola presciso de ajuda peso 80 kilos tenho 19 anos e 1,65 de altura !estou fazendo caminhada todos os dia em ritmo bem acelerado 1 hra por dia fazendo sempre assim quantas calorias posso adquirir por dia?e pra manter depois?quantos quilos presciso perder?uns 20?por favor

    • Sofia Dietrich dezembro 17, 2012 às 5:48 pm #

      Leticia,
      Só você pode determinar quantos quilos deve perder, isso é muito pessoal e depende da sua estrutura, da sua massa muscular, etc
      Com a caminhada e uma dieta de 1165kcal/dia, você perderá 1kg por semana.
      Bj e sucesso

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 89 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: